COMO OS 'NFTs' estão a trabalhar no mundo da arte
A Blockchain é uma poderosa força disruptora capaz de mudar muitos aspectos da sociedade; especialmente no mundo da arte.
A criação da arte como um bem e valor registado numa blockchain está destinada a mudar o mundo da arte e, ao fazê-lo, a assegurar os direitos dos artistas e a protecção do seu trabalho.
Como a Tecnologia blockchain ajuda o mundo da Arte
Há várias formas da tecnologia blockchain ajudar a transformar o mundo da arte, sendo a mais importante os elementos da rastreabilidade. Os potenciais compradores, vendedores e os próprios artistas podem facilmente rastrear a origem da obra de arte; desde o atelier, estúdio ou momento de criação até à porta do comprador final. Todos estes eventos são registados e rastreáveis numa blockchain, o que permite que todas as partes acompanhem o percurso e viagem de determinada obra de arte e assegurem que esta é verificável. Paralelamente, as transacções associadas são salvaguardadas através de criptografia, assegurando que a propriedade do produto é segura e válida, e o histórico da viagem do artigo é fixo, permanente e auditável.
Além disso, a tecnologia blockchain assegura a autenticidade da arte e ajuda a prevenir o risco crescente de falsificação e fraude da arte. Aplicativos como o Ascribe são utilizados por artistas para verificar a proveniência em tempo real. Esta aplicação assegura a autenticidade ao gerar um certificado de propriedade para cada obra de arte sob a forma de uma identificação criptográfica única, que é depois carregada no software. Com o ID, um comprador interessado é capaz de recuperar toda a história e historial da peça de arte em questão.
O benefício da arte NFT
Mas qual é a vantagem de transformar a arte digital em NFT e porque é que se tem enlouquecido por esta possibilidade?
Os NFT dão aos artistas mais exposição, permitindo-lhes gerar mais dinheiro de diversas formas, o que não é possível no mundo da arte tradicional. Mesmo após a venda dos NFT, os artistas são compensados e recebem uma percentagem por cada venda ou troca posterior. Isto porque NFTs permitem incorporar um sistema de royalties, ausente no mercado físico onde os artistas nada lucram com as vendas subsequentes nos mercados secundários. Além disso, os artistas-cripto podem exibir o seu trabalho em plataformas especializadas e em galerias digitais. Não há necessidade de um intermediário para facilitar a venda da arte digital, sendo este processo muito mais rápido e optimizado.
O Futuro da Arte NFT
Desde celebridades a jogadores desportivos, comerciantes de arte a fanáticos por criptografia, um alargado conjunto de personalidades, empresas e instituições encontram-se hipnotizados por esta nova forma de arte digital regulamentada. Mas elas não são baratas. O NFT mais caro foi vendido por 69,3 milhões de dólares na casa de leilões da Christie's. Era uma colecção de 5000 peças de arte digital diferentes reunidas numa NFT, comissariada por Mike Winkelmann, conhecido como Beeple.
Mas este novo modelo financeiramente transparente para o comércio e partilha de arte encontra-se agora sob escrutínio. Assim que as pessoas perceberam que quase tudo o que era digital podia ser rotulado como arte e vendido, o movimento artístico deu uma viragem brusca. Celebridades aproveitaram a sua fama para vender e negociar NFTs multimilionários, como o CEO do Twitter Jack Dorsey, que vendeu uma imagem do primeiro tweet de sempre por 2,9 milhões de dólares. Aproveitando a tecnologia e a sua fama para ganhar milhões de dólares dos NFTs, alguns críticos referem que estas celebridades jogam e beneficiam injustamente do sistema à custa dos artistas digitais que diariamente trabalham para criar e expor a sua arte, e que necessitam mais do capital que este mercado gera.
Por outro lado, há também quem diga que a arte-NFT está a mudar o mundo da arte em si mesmo e, encorajando uma nova evolução de artistas inovadores que almejam colher os benefícios desta tecnologia. Esta arte-NFT, considerada como uma representação do interesse moderno num formato tecnologicamente adequado para a época, está para ficar e existindo mesmo um debate sobre uma nova onda para o mundo da arte que se abre no horizonte.