PORQUE É QUE OS PADRÕES ÉTICOS DA BLOCKCHAIN SÃO TÃO ALTOS

A tecnologia blockchain foi recentemente objecto de más críticas, e alguns começaram a questionar os seus interesses éticos e os fundamentos morais.

 

A solução é encontrada numa melhoria da eficiência tecnológica, na segurança e na manutenção da confiança entre os seus utilizadores de forma a resolver e evitar quaisquer preocupações éticas que a tecnologia possa trazer.

 Apesar do alcance dos benefícios que a tecnologia blockchain demonstra, existem caminhos que podem conduzir a riscos éticos, legais, de reputação e económicos para as organizações e as suas partes interessadas, que necessitam de ser abordados.

 

Os Quatro Principais Riscos das blockchain

Falta de privacidade

 É do conhecimento geral que as blockchain populares são públicas e caracterizam-se pela sua total transparência e clara acessibilidade. No entanto, discussões sobre blockchain privadas podem estar nas cartas, devido à sua transparência se tornar agora uma ameaça à privacidade e segurança dos utilizadores.

Tomemos por exemplo a Nebula Genomics. Esta organização de testes de ADN utiliza uma blockchain privada para dar aos pacientes o controlo total dos seus dados genómicos, protegendo a sua privacidade quando se trata do seu ADN. Abordagens como esta, especialmente na indústria da saúde, devem ser fortemente consideradas entre outras entidades, a fim de proteger dados altamente sensíveis. Além disso, deve ser tida em consideração a criação de uma abordagem híbrida público-privada, utilizada pela Hashed Health, por exemplo, que proporciona aos seus pacientes um maior controlo dos seus dados.

Governança na Blockchain

As questões de governança nas blockchain são assuntos complicados. Tem ramificações éticas, legais, reputacionais e financeiras significativas, que precisam de ser devidamente abordadas e governadas. 

Devido à descentralização da blockchain, alguns utilizadores assumem que as mesmas são para libertários, ou seja, todos os membros têm uma palavra igual a dizer sobre a forma como a blockchain funciona e é devidamente governada. Devido a isto, é necessário muito cuidado e diligência na estruturação do sistema de governança adequado da tecnologia.

Riscos éticos e financeiros significativos podem ser facilmente evitados se os valores dos promotores forem operacionalizados nas infraestruturas que governam a tecnologia blockchain. Em relação aos próprios utilizadores, os líderes devem implementar um quadro sólido para mitigar estes riscos e devem considerar uma pletora de diferentes cenários que poderiam enfraquecer a infraestrutura tecnológica.

 

Falta de protecção de terceiros

 Os intermediários de terceiros desempenham um papel vital na salvaguarda dos interesses dos clientes e quando as transacções se realizam sem terceiros, os clientes ficam sem qualquer apoio e sem capacidade de procurar orientações complementares.

 Um estudo recente do New York Times revelou que 140 mil milhões de dólares de bitcoin estão trancados em carteiras cujas chaves privadas se perderam ou foram esquecidas. A perda de chaves privadas é um problema real entre os utilizadores de criptografia, e não há apoio disponível para a resolução deste problema. Quando se perde uma chave, ela é perdida para sempre. Os utilizadores da tecnologia devem reconhecer o risco de não terem essas salvaguardas em vigor e devem ser completamente transparentes quanto a esse risco.

 

O problema do estado-zero

O problema de estado-zero ocorre quando a exatidão dos dados contidos no primeiro (ou 'bloco de génese') de uma blockchain está em questão. Torna-se um problema quando a devida diligência não é devidamente realizada sobre os dados ou quando aqueles que os introduzem cometem um erro, seja intencionalmente ou por acidente, por razões maliciosas.

Em termos de interesses éticos, isto torna-se um problema se em causa estiver a rastreabilidade de diamantes de sangue ou ao registrar a propriedade. Por exemplo, se um governo cria uma blockchain como base de dados de registo para um registo predial, e se a pessoa que introduz a informação no primeiro bloco atribui erradamente a parcela de terreno aos proprietários incorrectos, ocorre um problema grave e uma injustiça. Organizações como a ZCash resolveram esta questão criando uma moeda criptográfica altamente segura que preserva a privacidade, com o objectivo de assegurar e promover a fiabilidade do seu bloco de génese.

 

Trabalhar para um quadro ético

Os líderes devem implementar um quadro adequado e sustentável com o objectivo de mitigar os riscos acima mencionados ao utilizar a tecnologia blockchain. Todos estes riscos e outros devem ser considerados para que os possíveis desafios possam ser resolvidos de forma fácil e rápida. Os líderes devem reflectir sobre as questões éticas, sobre as estruturas de governação, e sobre as medidas de protecção para salvaguardar as partes interessadas e muitas outras potenciais bandeiras vermelhas quando se trata de proteger a natureza da tecnologia blockchain.